A auditoria a fornecedores tem, desde logo, a vantagem de permitir à organização identificar os seus parceiros de confiança. Além disso, permite obter respostas a questões pontuais que surgem sobre o desempenho da cadeia de fornecimento, que influencia diretamente o produto final e, assim, gerir o risco associado. Conseguindo, com isso, reduzir custos associados às atividades de gestão da cadeia de fornecimento.
Por fim, mas não menos relevante, é a possibilidade de diminuir os recursos internos afetos às atividades de gestão da cadeia de fornecimento, com a contratação de uma avaliação independente, por profissionais competentes e especializados no desempenho dessas funções.
Tipos de Auditoria realizadas pela EDUQUALITI
1 – Auditoria à Qualidade do Produto:
A auditoria à qualidade do produto garante a conformidade com determinadas características que a organização e/ou as normas legais definem.
2 – Auditoria de Rastreabilidade na Cadeia de Valor:
A auditoria de rastreabilidade da cadeia de valor serve para controlar a subcontratação por parte de fornecedores e para validar a origem de produtos ou subprodutos associados ao seu processo produtivo.
3 – Auditoria Ambiental:
A auditoria ambiental tem o propósito de validar se o fornecedor cumpre os requisitos ambientais legais e os definidos pela organização.
4 – Auditoria de Segurança Alimentar:
A auditoria de segurança alimentar assegura o cumprimento dos requisitos da gestão da segurança alimentar em toda a cadeia de fornecimento.
5 – Auditoria de Segurança e Saúde no Trabalho:
A auditoria de segurança e saúde no trabalho visa garantir as condições de trabalho a todos os colaboradores presentes na cadeia de fornecimento e diminuir os riscos de acidentes.
6 – Auditoria de Responsabilidade Social:
A auditoria de responsabilidade social tem como objetivo analisar e identificar o impacto das operações dos fornecedores e a sua interação com todas as partes interessadas.
7 – Auditoria de Código de Conduta:
A auditoria de código de conduta pode ser feita com enfoque internacional ou em normas específicas da organização, relacionadas com responsabilidade social, ambiental ou outras.